Marcelo Bentivoglio

Marcelo Bentivoglio

🚀 Estratégia SEO MasterClass

🚀 MasterClass de negócios com a MasterClass

David Roger, MBA de Stanford, é o fundador da Masterclass. A história é arrojada desde a ideia inicial, que era criar a versão moderna da biblioteca de Alexandria. Imagine reunir em um só lugar todo o conhecimento dos seres humanos mais incríveis dos tempos atuais, tais quais: aprender a jogar tênis com a Serena Williams, a cozinhar com Gordon Ramsay ou a construir uma empresa com Howard Schultz (fundador do Starbucks).

Para fazer jus a ideia, Roger montou um modelo de produção sem medir esforços, investindo pelo menos US$500 mil por aula produzida. Pessoas incríveis com conhecimento incrível pedem por uma produção incrível.

Com a aula pronta, a Masterclass cria pequenos clipes de 10 segundos para distribuir pelas redes sociais. A ideia é pegar aquele momento inspirador do Steph Curry mandando 3 bolas de 3 pontos em sequência e criar um clipe apelativo para inundar o Facebook de propagandas.

Além do tráfego pago via redes sociais e plataformas de marketing, a Masterclass se alavanca na própria base de seguidores desses profissionais e em uma estratégia de SEO pra lá de especial. Analisamos essa estratégia abaixo, não perca.

Toda essa distribuição se transforma em números atrativos. A MasterClass fecha suas parcerias com um valor mínimo de remuneração para o profissional/professor e ainda oferece uma participação por cada venda de curso. O modelo cresceu tanto que a MasterClass resolveu criar a sua própria assinatura, e por US$50 mensais, você pode assistir a qualquer aula da plataforma.

Mas, essa oferta eclética é de fato atraente? A pessoa que quer aprender basquete com Steph Curry também quer aprender tênis com a Serena Williams e aprender a cozinhar com Gordon Ramsay? Descobrimos que quando um aluno termina um curso da MasterClass, mesmo sem começar outro imediatamente, ele mantém a sua assinatura ativa. Porquê?

A resposta está na Inspiração!

O conteúdo é tão bem produzido que a inspiração e a motivação de fazer um próximo curso é mais forte do que a necessidade de suspender a assinatura. Ao manter sua assinatura ativa, você mantém o seu sonho vivo de se tornar um melhor fotógrafo aprendendo com seu ídolo ou de se tornar uma melhor dançarina com a atriz dos seus musicais favoritos.

De forma resumida, a MasterClass é uma MasterClass de negócios.

🎓 Aula Magna: Estratégia de SEO cauda longa da MasterClass

Poucas empresas conseguem criar esse volume de conteúdo no nível que a Masterclass consegue. Em março de 2020, masterclass.com recebeu mais de 6 milhões de usuários únicos. A estratégia é um mix entre campanhas pagas via Google Ads, Facebook Ads, etc e aproximadamente 2 milhões de visitas únicas mensais via tráfego orgânico.

Como eles conseguem esses números?

  1. +200 artigos de altíssima qualidade
  2. Estratégia da cauda-longa

Algumas pesquisas no google (não tão óbvias) que a Masterclass se posiciona muito bem:

  • 🥨 “what are pretzels”
  • 📝 “types of poems”
  • 🥄 “how many teaspoons in a tablespoon”
  • ♫ “song structure”
  • 📗 ”how to write a biography”

Somente essas 5 buscas acumulam aproximadamente 500 mil pesquisas mensais no Google. Tudo orgânico.

Por exemplo: “how many teaspoons in a tablespoon" tem aproximadamente 113,000 pesquisas mensais. Masterclass.com tem um artigo inteiro detalhando a resposta para essa pesquisa: Pesquisa MasterClass

Se você reparar, tem pelo menos 5 CTA (call to action) na página. Call to action significa um 'gatilho para venda', pode ser um botão, um link ou um redirecionamento para uma página de vendas. A conversão não deve ser muito alta, porém, o custo para produzir um artigo como este é baixo quando comparado com o resultado potencial.

Pelo o que podemos perceber, a Masterclass adiciona cerca de 8 a 10 novos artigos todos os dias, aqui: Artigos MasterClass

Como aplicar?

Google. Procure identificar termos de busca da cauda-longa, no lugar de escrever um artigo focando no termo "como cozinhar", escreva artigos com temas mais específicos: "como cozinhar feijão branco para salada", "como preparar molho de mel, mostarda e iogurte para ceia de natal", etc.

Essa estratégia pode ajudar a posicionar melhor o seu produto ou serviço no Google. O desafio é encontrar os termos de cauda-longa, certo? Responda esse email para discutirmos sobre como podemos melhorar o seu SEO usando a mesma estratégia da MasterClass.