Marcelo Bentivoglio

Marcelo Bentivoglio

💡 Ideia de Negócios: WebSite de Avaliação de Produtos

Sites de avaliação de produtos são ótimos para monetizar em diversas indústrias, desde negócios B2B, Criptomoedas, Cannabis ou CBD, tecnologia ou produtos comuns do dia a dia. O modelo de negócios é simples, oferece capacidade de múltiplas fontes de receita, porém é um negócio que requer tempo de maturação, estudo de mercado e muita resiliência.

TL;DR - já conhece essa sigla? Significa Too Long, Didn't Read - é comum encontrar essa sigla pela internet e geralmente ela vem associada à 2 possíveis casos: (1) quando você quer fazer uma piada com alguém e dizer "texto grande demais, vou esperar virar filme" ou (2) quando você quer apresentar um resumo com os pontos mais importantes da leitura.

TL;DR

  1. A indústria de análises de produtos passou por mudanças significativas. Apesar de ser um modelo de negócios com mais de 80 anos de existência, a internet, o marketing de afiliados e as pesquisas Google reformularam profundamente o modelo de negócios.
  2. Novas tendências do e-commerce, comportamento online do consumidor e marketing de influência estão abrindo portas para novas oportunidades, com muitas empresas ganhando milhões de dólares por ano neste mercado.
  3. Uma prova de sucesso recente: a BestReviews foi recentemente vendida por $160 milhões.
  4. A Amazon tem a maior rede de afiliados do mundo. No entanto, tem cortado consistentemente as taxas de comissão, isso faz com que grandes sites de revisão de produtos mudem suas estratégias.
  5. Identificamos +10 oportunidades em canais de aquisição, produtos com alto desempenho e oportunidades para distribuição.
  6. Concentrar-se naquilo que os consumidores estão buscando irá ajudá-lo a crescer mais rápido o seu próprio site de revisões.

BestReviews Os fundadores da BestReviews, Filev e Faw, estavam concluindo seus MBAs em Harvard em 2014 quando viram uma oportunidade de ganhar dinheiro com um problema simples: devolução de produtos comprados online. Porque um consumidor devolve algo que acabou de comprar? Geralmente a resposta inclui um item de insatisfação ou quebra de expectativa com a ideia do produto vs. o produto real.

O mercado de devolução de produtos online é gigantesco: somente nos Estados Unidos, o volume de devoluções anual é de $643 bilhões referentes a produtos que os consumidores não ficaram satisfeitos. Para Filev e Faw, a ineficiência da busca de produtos e o volume de devoluções pareciam estar diretamente relacionados. Eles lançaram então a BestReviews, um negócio que daria aos consumidores informações para tomar decisões de compra seguras. Consegue adivinhar qual foi o primeiro produto que eles revisaram? Brocas e furadeiras.

Apesar do produto inesperado, a oportunidade era grande por alguns motivos:

  1. ainda não existiam sites de revisão de materiais de construção;
  2. o mercado de materiais de construção e pequenas reformas continua crescendo consistentemente;
  3. o grande volume de devoluções devido a insatisfação dos consumidores;
  4. a heterogeneidade de produtos disponíveis e com funções específicas.

Bom, tudo isso para introduzir o caso da BestReviews, mas o que faz os sites de revisão valerem tanto? - e qual é o plano para monetizá-los? Continue lendo para aprender a história dos sites de avaliação, como alguns conseguem margens de 90% e onde existem oportunidades no Brasil.

Programa de Afiliados A invenção dos cookies em 1994 permitiu que os sites pudessem rastrear de onde vinha o tráfego e o que acontecia depois que ele chegava. Isso significa que é possível saber a origem e o destino de uma pessoa navegando pela internet, algo essencial para que os programas de afiliados pudessem existir.

A Amazon saiu na frente e lançou essa possibilidade em 1996. Pagando comissões elevadas, essa foi uma das estratégias que mais gerou tráfego para a Amazon, atraindo afiliados de todos os cantos. Atualmente, 6% (ou 150 milhões de visitas únicas) é o tráfego mensal dos links de afiliados à Amazon. Essa foi uma inovação simples que permitiu que muitos sites de análises de produtos ganhassem espaço na internet.

O Caso The Wirecutter Em 2011, o Google lançou um algoritmo chamado “Panda” na tentativa de melhorar a qualidade dos resultados de busca. No mesmo ano, Brian Lam criou o The Wirecutter, um site que fornecia avaliações de alta qualidade de produtos do dia a dia. A estratégia de Brian foi criar avaliações de alta qualidade, ele menciona que investia cerca de 4 a 30 horas para criar uma avaliação completa de um produto. Nesse ritmo, ele foi capaz de criar 100 avaliações dentro dos primeiros 9 meses. Se você está pensando em começar o seu site, essa é a primeira dica para o sucesso, se comprometa a escrever pelo menos 100 revisões de alta qualidade.

Quatro anos depois, em 2015, a Wirecutter gerava $150 milhões de receita por ano e fechava uma parceria estratégica com o New York Times. Em 2016, o time do New York Times fez um cheque de $30 milhões para comprar 100% da Wirecutter. Após a aquisição, logo no primeiro relatório de resultados, o NYT revelou que a receita aumentou em 16,2% fortemente impulsionada pelas plataformas de revisão de produtos.

Dica nº2: se você não está com vergonha do produto que está lançando, é porque você demorou demais para ir ao mercado.

Essa é uma das primeiras versões do site The Wirecutter. Não tinha design nenhum, nenhuma imagem, nenhum vídeo, apenas texto e completamente diferente do Wirecutter atual. Começar o seu site de revisão de produtos requer que você tenha habilidades para preparar conteúdo de qualidade. Essa habilidade se torna mais simples se você começar com produtos que você já usa e gosta. Se você tem predisposição para aprender a usar uma ferramenta nova, experimente criar um blog no wix ou wordpress. Se você tem receio e não tem tempo para aprender, crie uma conta no Medium e comece a escrever, literalmente, a única coisa que você precisa saber fazer é escrever para começar o blog no Medium. Aliás, foi assim que o Mintys começou, veja neste link.

Mercado Gigante

$13 bilhões é o tamanho do mercado de sites de revisão de produtos no mundo. Pode parecer pequeno, mas na verdade é grande suficiente para criar oportunidades em diversos nichos:

  • Presentes
  • Eletrônicos
  • Casa e jardim
  • Cozinha e jantar
  • Dinheiro
  • Eletrodomésticos
  • Viagem
  • Saúde
  • Bebê e criança
  • Esportes
  • Animais de estimação
  • Hobby e artesanato
  • Software e aplicativos
  • Escritório
  • Carros
  • Conteúdo Adulto

Existem várias tendências emergentes que impulsionarão o crescimento dos sites de avaliação. Além disso, vários desses "Nichos" na verdade são "Super Nichos". Na categoria esportes, por exemplo, você pode subdividir em modalidades e ter um site específico para cada uma. Por exemplo, o site Ativo.com pode ser considerado um site do subnicho Corrida, dentro do nicho Esporte. Dica nº3: comece pequeno com a cabeça de gente grande. Busque um subnicho que permita crescer para outros muitos subnichos - esporte é um bom exemplo, você pode ter um site de revisão de equipamentos esportivos e ter uma área dedicada para cada esporte: skate, basquete, tênis, futebol, corrida, natação, etc.

Não é novidade para ninguém que a pandemia impulsionou o mercado eletrônico. Em apenas 90 dias, os volumes transacionados online cresceram o equivalente ao esperado em 10 anos considerando a velocidade de crescimento pré-pandemia. Além disso, essa pesquisa descobriu que 94% das pessoas que compram pela internet dizem que alguma revisão já as convenceram de não comprar um produto online. Pare e faça esse exercício, você lembra de sua última compra online? Você buscou mais informações sobre o produto antes de comprar?

O custo de uma revisão negativa é muito alta, as marcas estão sempre buscando blogs, aficionados e formadores de opinião para falar bem de seus produtos, essa é uma das formas de ganhar dinheiro com o seu site.

Mais tempo online está atraindo mais verbas publicitárias - nos Estados Unidos, mais da metade do orçamento de marketing será destinado para o digital em 2021. Para sites de avaliação de produtos, isso significa que tem dinheiro na mesa. Outro ponto importante, marketing via influencer é o maior canal de aquisição e o que cresce mais rápido de acordo com as grandes marcas. Em 2019, foram investidos $8 bilhões em campanhas com influenciadores, a expectativa é que este faturamento chegue a $15 bilhões em 2022.

O Youtube também é uma máquina de avaliação de produtos. Vídeos com a palavra "review" no título somam 50 mil anos ou 25 bilhões de minutos assistidos entre 2016 e 2018. E não exclua o Tik Tok da sua lista, a plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários ativos e níveis de engajamento maiores que Instagram e Twitter. Vídeos com a hashtag #amazonfinds têm 6 bilhões de visualizações, enquanto outros com a tag #founditonamazon e #tiktokmademebuyit têm 1,3 bilhão de visualizações.

Modelo de Negócios

Os melhores sites de revisão de produtos possuem um ponto importante em comum: todos criaram altos níveis de confiança em suas avaliações. Aproveitando-se da ineficiência dos marketplaces de se livrarem dos reviews fakes, esses sites buscam autenticidade em seus conteúdos. Sendo assim, é preferível faturar menos no começo e somente realizar revisões de produtos que você genuinamente acredita serem bons do que gerar conteúdo pago e falso. Por exemplo, se você sabe que um produto é ruim e as pessoas não deveriam comprá-lo, não faça uma revisão desse produto. O objetivo do seu site é revisar produtos que as pessoas possam comprar no futuro, ou seja, você quer sempre que os seus leitores comprem dos seus clientes.

A estratégia inicial é simples:

  • Escolha os produtos que você irá revisar
  • Lembre-se que o seu objetivo é que o seu leitor compre o produto (assim você irá ganhar uma comissão). Portanto, escolha produtos que você goste e que ofereçam uma comissão de vendas.
  • Entre em contato com o vendedor ou compre um produto

No começo, será difícil um vendedor te enviar um produto de graça para você testar e criar sua revisão. Isso provavelmente irá acontecer quando o seu site tiver uma boa relevância, mas até lá, você precisa construir sua relevância. Nesse caso, compre o produto. A estratégia para quem está começando é comprar o produto usando um cartão de crédito, criar a sua revisão e o seu conteúdo, incluindo as fotos, vídeos, etc. e por fim devolver o produto no site que você comprou (se possível). Apesar dessa estratégia não ser ideal, ela pode servir de impulso no começo.

Crie o seu conteúdo Outra dica interessante é que se você não é uma pessoa criativa ou não tem a menor ideia de como criar uma revisão completa, basta você buscar algum conteúdo similar nos sites americanos.

Para ajudá-lo a começar a fazer contas, disponibilizamos essa planilha para você entender sobre os números deste negócio. Crie uma cópia e simule à vontade.

Para entender o exemplo acima, imagine que você criou um post no seu blog sobre um produto específico. Assumindo que você conseguiu atrair 100 pessoas para ler a sua revisão, que metade delas clicaram no link do produto e que 3% desse subtotal comprou o produto que custa R$100,00, sua receita esperada é de R$7.43.

100 pessoas > 50% clicam > 3% compram > 5% de R$100 > Receita Estimada de R$7.43

Para que este exemplo fique mais concreto, vamos dar uma olhada no caso do site Guia dos Melhores. Se você digitar no google "air fryer é boa mesmo?" Um dos primeiros links é este aqui. De acordo com o Ubbersuggest, o Guia dos Melhores recebe uma média de 479 mil visitas únicas mensalmente. Sendo que um post atrai em média 10 a 20 mil visualizações mensais. Se você não notou, as primeiras informações disponíveis no post são os links para comprar o produto:

Se clicar no primeiro link, veja para onde você vai:

Repare que o link que abriu no seu navegador contém mais informação do que o comum, veja: https://www.americanas.com.br/produto/1965288400?opn=AFLACOM&epar=b2wafiliados&franq=AFL-03-208810&voltagem=110V

É possível identificar b2wafiliados no meio do URL, ou seja, programa de afiliados da b2w. Se você comprar essa fritadeira, o Guia dos Melhores ganha uma comissão de venda. Voltando aos números, veja a expectativa de receita para esse post:

Assumindo um tráfego de 15,000 visitas neste post, imaginamos que pelo menos 50% das pessoas vão clicar em alguma das opções de fritadeira do site. Ainda, se 3% dessas pessoas comprarem uma fritadeira e sua comissão for 5% sobre o valor de R$539.00, esse post sozinho pode gerar uma receita estimada de R$6,063.75.

Produtos disponíveis Já comentamos algumas categorias de produtos que podem ser o foco do seu site de análises. Outra forma de descobrir oportunidades é seguir o caminho inverso, busque as plataformas que possuem programas de afiliados, entenda quais os produtos cada plataforma oferece e crie seu site baseado nesses produtos. Neste link, é possível descobrir pelo menos 40 plataformas com bons programas de afiliados. A Amazon sozinha concentra 43.86% desse mercado, isso significa que a competição por bons produtos é alta, mas também indica que o volume e a confiança da Amazon convertem muitas vendas.

Para sites recém lançados, a Amazon é um bom ponto de partida. É a maior rede de afiliados de produto e permite que os recém-chegados minimizem o tempo com relacionamentos de afiliados até que estejam gerando tráfego. As categorias de produtos que mais ganham afiliados na Amazon são: tecnologia, computadores, celulares, atividades ao ar livre, fitness, casa e automóveis.

A Cereja do Bolo O ingrediente secreto para sites de avaliação não é o produto em si. Se você pode começar um site de revisão de qualquer produto, qualquer pessoa pode. Não existem barreiras de entrada de outros afiliados que falem dos mesmos produtos. Mas tudo bem, pois blogueiros experientes sabem que a chave do sucesso é a sua capacidade de distribuição.

3 estratégias para você ganhar na distribuição:

  1. Autoridade Os sites que possuem os melhores níveis de autoridade são os sites que ganham nas buscas orgânicas do Google. Ganhar nas buscas orgânicas significa que você gera tráfego de longo prazo para a sua página, mesmo depois do "boom" de visualizações do seu post, ele continuará por meses (e até anos) bem posicionado no Google.

Para ganhar autoridade, você precisa de links de referência, precisa acompanhar a avaliação SERP do seu site e ser muito bom de keyword planning. Cada um desses assuntos é tema para um post inteiro (fique tranquilo, entraremos no detalhe nos próximos Mintys), então vamos nos limitar aos conceitos macro aqui.

A lista de conhecimento técnico (skills) está aqui:

  • Keyword research (Ahrefs, Keywords Everywhere)
  • Website (WordPress, Webflow, Wix, etc)
  • Editorial (writing, editing, layout)
  • Design (Sketch, Photoshop, Figma)
  • Project management (Asana, Basecamp, ClickUp)
  1. Performance O princípio aqui é ajudar o seu leitor a ser uma pessoa melhor. Os exemplos mais fáceis de identificar são aqueles que usam calculadoras e planilhas de resultados. Se você gosta de correr, sabe que periodização de treino e planejamento são fundamentais para melhorar na corrida. Os sites de avaliação de produtos esportivos usam essa técnica para viralizar, criam planilhas de treino e distribuem em redes sociais, apps de comunicação, etc.

Outro setor famoso por usar técnicas de performance é o de informática. Com certeza você já avaliou qual a melhor configuração de um celular ou um computador. Qual o montante de memória necessário no seu próximo smartphone, 64gb ou 128gb? O chip de processamento é um Intel ou AMD? Qual a diferença entre esses dois?

  1. Consistência Não basta escrever toda semana para ser consistente, você precisa ser genuíno no conteúdo que escreve. Marques Brownlee é um dos top youtubers com canal de revisão de produtos. Em 2020, ele faturou mais de $1 milhão em propagandas e mais outros $1.5 milhão em comissões de programas de afiliados. A consistência dele começou em 2009, ele tinha apenas 14 anos quando gravou seu primeiro vídeo no Youtube. Além disso, ele foi capaz de:
  • Crescer junto com o Youtube. Em 2009 o Youtube era uma plataforma em crescimento precisando de novos criadores de conteúdo. Aproveite as novas plataformas para tentar crescer junto.
  • Criar conteúdos genuínos. Em todo vídeo é possível sentir a energia positiva, curiosidade e prazer do Marques analisando os produtos. Analise produtos que você se identifica, será mais natural e genuíno.
  • Permanecer na pista por um longo tempo. 2009 não foi um ano muito bom para Marques, ele precisou de anos até conseguir uma grande audiência. Portanto, keep creating.

Você percebeu essas 3 estratégias neste post que acabou de ler?

  1. Autoridade Temos uma lista de palavras chave nesse post: produto aparece 62 vezes, negócios aparece 10 vezes, etc…

  2. Performance Compartilhei uma planilha de estimativa de receita com você, fique a vontade para encaminhar para os amigos.

  3. Consistência Já falamos da ideia de negócio "site de revisão de produtos" através do "programa de afiliados" antes, você pode conferir nesse link. Estamos falando novamente porque acreditamos genuinamente que essa é uma boa ideia de negócio (aliás, o modelo do Mintys é parecido).